2 de out. de 2008

Intolerância religiosa

Por Ekedji Marli – Ogunladé

Você sabe como surgiu esta intolerância por parte dos evangélicos neopentecostais e porque agora a Guerra Santa esta declarada?
Não? Então eu te explico:

1. A visão das igrejas neopentecostais sobre as religiões afro-brasileiras é conseqüência do desenvolvimento do sistema teológico e doutrinário do pentecostalismo, surgido no Brasil no início do século XX, sobretudo a partir das décadas de 1950 e 1960. Um dos indícios do acirramento desse antagonismo contra as religiões afro-brasileiras pode ser identificado na publicação do livro Mãe-de-santo (1968), do missionário canadense Walter Robert McAlister, fundador da Igreja Pentecostal de Nova Vida no Rio de Janeiro, em 1960. Além de pioneiro neste tipo de produção literária, McAlister parece ter sido também o primeiro a utilizar a possessão in loco dos fiéis, durante sua pregação evangélica, como peça de enfrentamento dos demônios supostamente advindos dos cultos afros.

2. Ao morrer em 1993, McAlister, deixa sua contribuição maior com a formação de importantes lideranças, como Edir Macedo e Romildo Ribeiro Soares, que posteriormente fundaram suas próprias igrejas no ano de 1977 e se tornaram famosos partindo dos pressupostos de evangelização em relação às religiões afro-brasileiras aprendidos com McAlister. Nas décadas seguintes, aliando uma tática agressiva de proselitismo, investimento na mídia televisiva e acirramento da guerra espiritual contra as denominações rivais, a Universal tornou-se a mais conhecida e influente igreja do movimento neopentecostal. Na mídia impressa, o ataque iniciou-se desde as primeiras publicações da Igreja.

3. A primeira publicação da Igreja Universal foi à revista Plenitude, criada pouco tempo depois da sua fundação e, desde o seu primeiro número, o ataque à Umbanda e ao Candomblé imperaram como matérias principais. A Folha Universal, que substituiu posteriormente a revista, traz todas as semanas diversas reportagens a respeito dos males causados por estas religiões. É da autoria de Edir Macedo o principal e mais contundente livro de oposição aos cultos afro-brasileiros: Orixás, caboclos & guias. Deuses ou demônios? Lançado em 1988. Que no ano passado teve a sua circulação e venda proibida dos livros pelo Ministério Público do Estado da Bahia que acatou a solicitação do povo de santo conforme o Processo número 2005.33.00.022891-3. Na trilha aberta por Mãe-de-santo, além de Orixás, caboclos & guias. Deuses ou demônios?, muitos outros livros têm sido escritos delimitando uma área de interesse crescente na literatura de divulgação religiosa dos pastores neopentecostais. É o caso do livro Espiritismo, a magia do engano, cujo autor, o missionário Romildo Ribeiro Soares (ou R.R. Soares), depois de romper com Edir Macedo, fundou em 1980 a Igreja Internacional da Graça de Deus. Do púlpito desta igreja também vem convocando os fiéis para combaterem os 'demônios afro-brasileiros' sem, contudo, ameaçar o protagonismo que marca a atuação de Macedo nesse campo. Esta literatura tem, inclusive, se diversificado e estende seu foco de ataque para outras religiões consideradas 'heresias' ou 'seitas'.

4. Na contramão disto as igrejas neopentecostais se fortaleceram colocando seus pupilos como representantes legais de suas atuações. O número de parlamentares eleitos identificados com a Igreja caiu cerca de 18% entre a legislatura passada e a atual. Entre 2002 e 2006, a bancada evangélica chegou a ter 60 parlamentares, entre titulares e suplentes, contra apenas 41 nos três primeiros meses da nova legislatura. A bancada evangélica, prejudicada pelo envolvimento de vários de seus integrantes em diversos escândalos, em especial o das ambulâncias, está menor no atual Congresso. Na legislatura 2003/2007, chegou a reunir mais de 60 parlamentares', diz estudo publicado no livro 'O que esperar do novo Congresso - Perfil e agenda da legislatura 2007/2011', feito em conjunto pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e o site Congresso em Foco. O estudo, que analisou 618 parlamentares, mostra que a participação de negros ainda é muito baixa. São apenas 13 na Câmara e 2 no Senado na atual legislatura. Mas em relação à bancada evangélica os números são 55 deputados e dois senadores, Marcelo Crivella e Magno Malta. Hoje seus 57 parlamentares estão concentrados em duas legendas, o PL e o PTB, mas há filiados distribuídos pelo PMDB, PSDB, PFL e PP.

5. Das barbaridades: a) Em Salvador, tida como a 'capital da macumbaria' ou a 'Sodoma e Gomorra da magia negra' pelos neopentecostais, uma iniciada no candomblé teve sua casa, no bairro de Tancredo Neves, invadida por 30 adeptos da Igreja Internacional da Graça de Deus, que jogaram sal grosso e enxofre na direção das pessoas ali reunidas durante uma cerimônia religiosa. Estas substâncias materiais também são atiradas em automóveis que possuem colar de contas (guia) pendurado no espelho retrovisor. (conforme o jornal A Tarde, 16/4/2003).

b) Em São Luís, capital maranhense, alguns fiéis da Assembléia de Deus residentes no bairro acusaram os chefes do Terreiro do Justino, localizado na Vila Embratel, de seqüestro de um bebê, filho de um casal de freqüentadores desta igreja que residia na vizinhança. Acreditavam que o bebê teria sido raptado para ser sacrificado nos ritos do terreiro. Acionaram a polícia que, mesmo sem uma ordem judicial, revistou as instalações do templo, incluindo os quartos sagrados interditados aos não-iniciados. Até a geladeira da casa e os carros estacionados no quintal foram alvos da busca policial. A investigação só não foi levada adiante porque os reais seqüestradores da criança foram capturados. O terreiro, fundado há 104 anos, é um dos mais antigos da cidade e vem sofrendo pressões por parte dos evangélicos do bairro para que seja transferido dali. Esta é, aliás, uma estratégia dos pastores que, ao se instalarem nos bairros, identificam os terreiros da região e estabelecem prazos para fechá-los. (O Estado de S. Paulo, 22/6/1999)

c) Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum, de Nova Brasília, morre vítima de um enfarte após ver sua foto publicada na Folha Universal, jornal da Igreja Universal do Reino de Deus, acompanhada de texto depreciativo. O que levou o sanciona mento do feriado Intolerância Religiosa pelo Presidente da República.

d) Traficantes de drogas estão proibindo ou restringindo as religiões afro-brasileiras, como a Umbanda e o Candomblé, em favelas do Rio de Janeiro, segundo relatos de líderes de associações de moradores e religiosos ouvidos pela Folha. Terreiros foram fechados e, em 2002, um pai-de-santo foi assassinado. Para representantes de religiões afro, um dos motivos seriam o envolvimento de traficantes ou seus familiares com igrejas evangélicas, que têm correntes que associam a Umbanda e o Candomblé a manifestações demoníacas. Despachos de macumba e reuniões são proibidos nas ruas do complexo de favelas de Senador Camará (zona oeste), onde traficantes freqüentam cultos da Igreja Assembléia de Deus dos Últimos Dias. Seus líderes se intitulam pastores e exigem muito pouco da conversão: os bandidos podem continuar no crime e, mesmo assim, ostentar o título de 'convertidos por Jesus'. Em troca, expulsam a 'concorrência' de seus territórios.

e) O Terreiro Oyá Onipo Neto, localizado na Avenida Jorge Amado - Imbuí, foi parcialmente destruído na manhã de quarta-feira, dia 27, por agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). A ação foi feita sem que o órgão apresentasse documento de autorização para a derrubada da casa religiosa. A mãe de santo Rosalice do Amor Divino, Mãe Rosa, 50 anos, já havia denunciado intolerância religiosa por parte de um vizinho dela, engenheiro do órgão municipal que teria manifestado o desejo de derrubar seu imóvel.

f) Quatro integrantes da igreja evangélica Nova Geração de Jesus Cristo foram presos, acusados de invadir ontem à noite (03.06.08) um centro de umbanda no Catete, zona sul do Rio de Janeiro, e quebrar cerca de 30 imagens religiosas, prateleiras e um ventilador. O caso foi registrado na 9ª DP (Catete).

g) e assim se segue entre dezenas de casos. Não acredito que sejam casos isolados. Mas casos já planejados e organizados com antecedência.

Lugares públicos estão sendo fechados onde se praticaria rituais de Matriz Africana por vereadores e deputados estaduais que são evangélicos. Como cachoeiras, parques, florestas etc. Leis como Lei Estadual n° 12.131/04 do Rio Grande do Sul que proibi o sacrifício de animais, mas que foi contestada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) contra a mesma. A lei do PSIU aqui em São Paulo e o IBAMA que sempre estão indo nas nossas portas com a Polícia Florestal (por denúncias de vizinhos evangélicos) nos atrapalhar e se constatar um “bicho diferente” leva o sacerdote preso e lacra a casa. A dificuldade em legalizar nossos ilês asés são inúmeras regras impostas e absurdas. O alto preço desta legalização fazem com que o sacerdote desista. Ao contrário destas igrejinhas que são abertas a torto e a direito, onde eles compram galpões de empresas, empresas, quarteirões inteiros e fazem da região que é residencial um verdadeiro carnaval. Há ruas que temos cinco igrejas fazendo o maior barulho e nada acontece. E cadê o PSIU que não vai verificar o barulho?

A mais nova aqui em São Paulo – Capital ocorreu na semana passada onde os vereadores votaram na calada da noite a lei que proíbe o tabagismo em lugares fechados com restaurantes, shoppings, igrejas e pasmem terreiros. Mas o único dos sacerdotes que se prontificou insistentemente sua contrariedade contra este absurdo foi o briguento Pai Guimarães de Ogum que junto com o Movimento Chega conseguiu reverter a situação junto com o Prefeito Kassab, fazendo-o entender que os vereadores neopentecostais e seus integrantes que fazem parte da máquina administrativa do Município iriam (e já estavam prontos) para perseguir o nosso povo. A multa inicial seria de $ 876,00 para cada integrante que fosse pego fumando, imagine um terreiro onde inúmeros filhos que recebem suas entidades fossem pego fumando? O sacerdote e responsável pelo terreiro iria a falência. Diante da situação o Prefeito Kassab, fez um adendo na lei informando que os terreiros não podem ser punidos e que isto Infringi a Carta Magna no seu artigo 5º, incisos VIII e XLXII que se refere a liberdade religiosa e a sancionou na sexta-feira dia 06.06.08.

Ainda temos os crimes bárbaros que tem a sua violência destinada a Matriz Africana como: “mataram moça para fazer despacho”, “um policial encontrou no local do despacho, cérebro e outros órgãos humanos, entre eles, um coração”, “bebê vitima de satanismo”, “homem morto à faca em ritual de umbanda”etc. Tudo isto sem nenhum fundamento legal, somente para imacular a imagem do povo do santo e causar repulsa a população.

6. a) Em 25 de outubro de 1995 o Jornal Nacional da Rede Globo, reproduzia as imagens do início da madrugada de 12 de outubro, em pleno feriado nacional em homenagem à padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida. No programa Palavra de Vida, transmitido ao vivo pela TV Record, o bispo Sergio Von Helder da IURD - Igreja Universal do Reino de Deus tinha uma imagem de Nossa Senhora Aparecida ao seu lado e, com microfone na mão, dizia que ninguém devia acreditar em seus poderes divinos. Para provar a veracidade do que dizia, Von Helder bateu na imagem 22 vezes.

b) Há sete meses o site YOUTUBE, veicula com a autorização do próprio pastor evangélico Robério de Sousa Moreira da Igreja Pentecostal do Evangelho Pleno – IPEP Jesus Cristo com sede estadual no Ceará em Fortaleza, fundada em 28.05.2000, imagens da fachada da igreja mencionada, onde o pastor ministra um culto expondo cinco imagens veneradas pela Igreja Católica Apostólica Romana (Padre Cícero, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis) e duas do segmento de Matriz Africana. (Iemanjá e a entidade Zé Pilintra). Expostos em cima de uma tábua apoiada por dois tijolos à frente do altar o pastor afirma que pagou pelas imagens que são de gesso; pega uma a uma das imagens falando que se trata de pedaços de gesso e afirma que aquelas imagens não têm pernas nem vida e que devem ser repudiadas fundamentando sua atitude com versículos e capítulos da Escritura Sagrada e sai quebrando-as. O pastor esperava convencer sua platéia de que não havia razões para temê-las, tampouco adorá-las. E é tão cruel com todas quanto o que faz a imagem de Nossa Senhora Aparecida que retira dela o seu manto, fala inúmeras grosserias, deixa-a cair de suas mãos, zomba-a e por fim a quebra como fizera com as outras, mas a esta pisa em seus cacos como demonstração de força e de poder. Fato este que eu através de minha ONG “FLO” denunciei ao Ministério Público Federal e a Polícia Federal e até a presente data não obtivemos retorno. Também vinculei aqui nesta comunidade e não tive apoio sobre este fato e nem sequer o tópico foi lido.
Com toda esta perseguição contra o nosso povo, alguns dos nossos tentaram e tentam reverter esta situação. Mas sempre são achincalhados por nos e massacrados. Não temos unidade, não temos representantes, não temos a decência de assumir nossa condição de praticantes do Culto de Matriz Africana perante a sociedade, não temos uma federação decente, não temos um partido político, não somos detentores da mídia, não recebemos dizimo, não temos em nossos ilês asés heliportos, seguranças, redoma de vidro, carros blindados, contas nas Ilhas Caymas e temos vergonha de assumir nossa condição de “macumbeiros”.

A situação hoje é esta! Nem a imprensa televisiva divulga esta perseguição destes crimes que são cometidos contra nós a todo o momento. Também pudera não temos ninguém nosso lá e além do mais a maioria não quer se indispor com os seus patrocinadores e com os horários que são pagos pelos neopentecostais para veicular o ódio, a intolerância, arrecadar mais fundo e converter os menos avisados. E o cerco a nós esta se fechando!
Sempre lembrei a você do seu comprometimento com a nossa religião. Não entendo de como o povo do Candomblé ao ser iniciado na religião além dos rituais a que foram submetidos se esqueceram do seu “Juramento” perante o seu Orisá quando do término da obrigação. Ora porque não passaram por isto, ora por se fazerem de desentendidos. O que se lembram e o que pregam é o glamour, a retaliação a uma religião milenar, a falta de amor ao próximo, as aberrações que vejo nos sites de relacionamento como ORKUT, onde misturam o Sagrado ao profano. A falta de compostura, mostrando os ibás, orôs, osés, segredos e até mesmo como se faz um bori em seus álbuns fotográficos misturados com pornográficas. Ou indo a mídia fazer besteira e retalhar toda uma geração com seu casamento gay (fato abominável e contrário a nossos fundamentos), com o tirar de ebós ao vivo, jogando búzios e ensinando coisas impróprias.

CHEGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!

E ai você que leu este meu desabafo pertence a qual asé?
O que é tradicional, assim como eu e que professa a liberdade religiosa e não passa os fundamentos aprendidos a frente (cada um tem o seu tempo para aprender se merecido os fundamentos do asé). Que luta pela Cultura de Paz entre todas as religiões. Que esta a par dos acontecimentos. Que leva o Orisá a sério! Que fica profundamente irritado quando chegam essas notícias? Ou aqueles que fazem da nossa religião uma “rave”, uma boate, que vende ou compra CDs, DVDs, apostilas disto e daquilo e da munição aos nossos inimigos? E que é tapado e não vê motivos para tanto alarde fazendo-se de desentendido?

O que você vai fazer agora com esta “Guerra Santa”? Vai ficar aí parado sem fazer nada? Até que ela chegue aí na sua casa, no teu filho ou com os teus familiares? Vai esperar mais um morrer?

Vamos nos unir! Vamos participar mais dos movimentos! Vamos dar um crédito aos nossos irmãos que lutam pela nossa causa! Não vote em quem não é da religião e que não esta nem aí para nós. Veja o exemplo de Pai Guimarães trouxe aqui para a Capital, onde se não fosse Ele e o Movimento Chega, nossas casas iriam a falência e os sacerdotes que hoje nao tem dinheiro iriam a falência total. Seja Lesi-Orisá! Pense, reflita e siga a voz do teu Orisá!

Demonstre o seu amor ao Orisá! Mande cartas, e-mails aos jornais que são parceiros nossos e que tem a coragem de informar a sociedade sobre estes crimes e que assim como nós serão com perseguidos. Parabenize-os pela coragem e informe sobre outros casos que você esta a par. Vá à delegacia, ao Ministério Público, a Polícia Federal mais próxima, quando se depara com uma intolerância e registre a sua queixa. Seja um adepto consciente e inteligente! Lembre-se que a JUSTIÇA dos homens só funciona quando provocada. Lute pela sua fé, afinal de contas você não é filho do Zé da Esquina ou é?

Eu não vou me curvar diante de tanta intolerância! E também não quero mais ver iyalorisás e babalorisás morrendo! Terreiros serem destruídos, imagens serem quebradas, lugares públicos serem fechados para que não venhamos a professar o Sagrado, perseguição porque o irmão usa fios e esta de branco. Será que precisará derramar mais sangue dos nossos para você e a sociedade se tocar sobre este assunto que é extremamente grave?

Ou será que você é uma farsa e esta na religião só para desfrutar das possibilidades que ela te oferece?

CHEGAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!



Ekedji Ogunlade

0 Comments:

::Arnaldo Jabor::

::Paulo Henrique Amorim::

::Max Gehringer::

::Gilberto Dimenstein::

::Lucia Hippolito::